Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou uma roda de capoeira especial em comemoração aos 202 anos de Sant’Ana do Livramento.
O evento aconteceu em clima de alegria, respeito e inclusão, reunindo alunos da APAE, capoeiristas e comunidade em geral. A roda foi muito mais que uma apresentação: foi um verdadeiro ato de valorização da diversidade e um exemplo de como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de integração social.
Para os integrantes da APAE, a oportunidade de participar ativamente de um evento cultural tão significativo representa mais que um momento de diversão é um espaço de visibilidade, reconhecimento e expressão. A capoeira, com seu ritmo envolvente e sua história de resistência, se mostrou mais uma vez uma linguagem universal, acessível a todos.
Evento como esse é fundamental para mostrar que todas as pessoas têm potencial para participar da vida cultural da cidade. Além disso, reforça a importância de promover iniciativas inclusivas e dar voz a quem muitas vezes é invisibilizado.
Durante a atividade, participantes compartilharam suas emoções e experiências. Confira algumas falas:
- “Nosso objetivo é produzir um vídeo em comemoração aos 202 anos de Santana do Livramento, destacando a importância da inclusão”, afirmou Mara Munhoz.
- “Também queremos celebrar a atuação da APAE, que há 61 anos presta relevantes serviços à população de Livramento, sempre com qualidade. O trabalho desenvolvido na instituição precisa ser valorizado e divulgado. Hoje, com o apoio da Abadá-Capoeira e dos colaboradores da APAE, conseguimos mostrar um pouco desse trabalho tão importante”, declarou Lucas Gomes.
A integração entre Abadá-Capoeira e APAE reforça o compromisso com uma sociedade mais justa, onde a cultura e o respeito caminham lado a lado.